Carta / Força 3 - Jurema, a Cabocla Iluminada

Cabocla IluminadaDhara, Maria Lalla cy Aché Nelson Burgoz
00:00 / 04:02
3.A Cabocla JuremaDhara, Maria Lalla cy Aché Nelson Burgoz
00:00 / 02:06
Jurema.jpg

Música: Maria Eugênia e Maria Lalla Cy Aché

Coreografia: Cyrandeiras do Vale do Capão e de Porto Alegre

D7     Em      A7       D

Corre vem ver a Jurema se arvorecer       

Em      A7       D

Corre vem ver a Jurema se arvorecer       

B7 Em      A7       D

Despertar a beleza sutil de cada olhar      

B7    Em      A         D

Que reflete o amor da alma divina

D7      A         A7       D

Ela me guia na selva da alma e me faz lembrar

A         A7       D

É meu espírito guia, ela é o meu orixá

Ela é quem nos guia  na selva da alma

            A Jurema é uma árvore sagrada, é uma índia metafísica, é um ritual de cura, é uma bebida feita da casca e das raízes dessa árvore ( Mimosa Hostilis) que nos conecta com a sabedoria ancestral daqueles que andaram por essas terras antes de nós, é uma medicina poderosa para despertar a nossa consciência.

            A entidade que conhecemos como Jurema é uma menina mestiça, cabocla: nem branca, nem preta, nem índia. Uma mistura de tudo isso, como nós, mulheres brasileiras. A Cabocla Jurema é considerada a rainha das matas e é muito conhecida por sua beleza. É filha mais velha do cacique Tupinambá que a encontrou bebezinha, abandonada no meio da mata. Ela tem duas irmãs: Jupira e Jandira que também são muito luminosas.

            Essa linda e poderosa cabocla nos ensina que nenhuma dificuldade que se apresente a nós é maior que a nossa força e a nossa vontade de sermos melhores do que já somos. Não importa o quanto nos vejamos pequenos, a nossa coragem vem do nosso coração e só com ela conseguimos suportar com paciência todas as situações difíceis que se apresentam a nós. Onde quer que você esteja e o desespero queira tomar conta de nós, devemos sempre lembrar da nossa coragem e de quem nós somos, devemos lembrar de buscar a força dentro de nós mesmos, para alimentar a confiança na existência. Caso a coragem venha lhe faltar e você esteja encontrando dificuldades para encontrá-la dentro de si, chame a Cabocla Jurema, ela sempre irá lhe amparar.

 

            Ela é a própria energia criativa e nutridora da Mãe Terra. Através da conexão com essa guardiã da natureza, entendemos os ciclos da vida/morte/vida com naturalidade e ficamos prontas para o movimento constante dos ciclos evolutivos. A Jurema vem nos ensinar que quanto mais estamos em contato com a Natureza, mais penetramos nessa compreensão pela observação da Vida e nos curamos.

 

            Meu mestre e amigo Txifladjwa , da nação Fulnyô, diz que a Jurema cura tudo e te dá tudo o que você pedir com fé. Mãe Lúcia de Omidewá , minha madrinha de Jurema, confirma e diz que se você é da Jurema , não precisa ter medo de nada , porquê ela protege de todos os inimigos visíveis e invisíveis. Sinto imensa gratidão por estar conectada com a sabedoria desta cabocla e realmente , não sou pessoa medrosa.

 

            A Jurema é flecheira, conhece os inimigos internos e externos e nos protege de todo o mal, nos guiando na selva da alma em direção à luz. Ela nos ensina a ter foco e a alinhar o alvo com o desejo do coração. Nos ensina a não distrair, a não se perder, a amar profundamente o que se quer alcançar. Dizem que tudo que você ama verdadeiramente já está se movendo em sua direção. Assim ela nos revela o paraíso na Terra, onde a abundância ,o amor, a saúde, a riqueza e a prosperidade estão sempre disponíveis para quem tem olhos de contentamento, coração agradecido e alegria de viver.

 

            O culto da Jurema nasceu aqui no Brasil. Assim como a Umbanda e a Capoeira, faz parte do nosso patrimônio imaterial. É considerada um Orixá Brasileiro e nela confio mais a cada dia que passa.

Pergunta: Para quê você precisa de coragem neste momento?

 

            Mandinga: Invoque e cante para a Jurema pedindo a sua proteção. Sinta a sua presença irradiando força e coragem para que você alcance as suas metas maiores. Mantenha o foco naquilo que você ama.