top of page

O que são as Danças da Paz Universal?

As Danças da Paz Universal são o florescimento do trabalho do mestre Samuel Lewis, fundador da Ordem Sufi Ruhaniat International.

Lewis estudou profundamente as tradições místicas do Hinduísmo, Judaísmo e Cristianismo e foi profundamente inspirado pelo contato e aprendizado espiritual com seus dois grandes mestres: Pir-o-Murshid Hazrat Inayat Khan, que foi o primeiro a trazer a mensagem sufi para o Ocidente em 1910 e Ruth St. Denis, uma das pioneiras da dança moderna na América e Europa.

Com sua rica experiência de vida, Lewis começou nos anos 60/70 a criar as danças como um método dinâmico para promover a “Paz através das Artes”. Num primeiro momento, seu repertório original era de cerca de 50 danças. Com o tempo, somando-se o trabalho de outros discípulos, o repertório cresceu, passando a conter mais de 500 danças que celebram o sagrado do Hinduísmo, Budismo, Zoroastrismo, Sikhismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, bem como danças em Aramaico, Nativas Americanas, Nativas do Oriente Médio, Celtas, Nativas Africanas e da Tradição da Grande Mãe.

Durante mais de 30 anos, as danças têm se espalhado ao redor do mundo, tocando mais de meio milhão de pessoas nas Américas do Norte e do Sul, Europa, União Soviética, Japão, Índia, Paquistão, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Oriente Médio. Novos círculos de dança floresceram, nos lugares mais remotos e hoje são muitos os grupos que se reúnem regularmente para praticar e celebrar.

As Danças da Paz Universal têm desenvolvido e expandido em cada um de nós, um sentimento profundo e reverente a todas as Tradições. O trabalho dos dançarinos da paz, seguindo os passos do Murshid Sam, é fazer, dentro de si mesmos, a união de todas essas diversidades, criando a paz interior através da afirmação da Unidade, nas diferentes línguas humanas.

Temos compartilhado as danças em escolas, favelas, parques públicos, grupos terapêuticos, manifestações pacifistas, prisões, hospícios, casas de reabilitação de drogados, centros de desenvolvimento do ser, centros holísticos de saúde e em celebrações ecumênicas.

423 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page